sábado, 26 de janeiro de 2008

DA RETRETA AO PANCADÃO...



Em nossa cidade tudo é motivo para virar festa. Este costume já atravessa décadas e décadas. Em minha pesquisa sobre este assunto, constatei que antes da década de quarenta muitas festas eram realizadas no salão da Prefeitura e em algumas residências.
A casa de Sebastião Rego muitas vezes serviu de pista de dança para muitos casais da época. Localizava-se onde hoje é a casa paroquial. Na década de quarenta foi fundado o Reriutaba Clube, primeiro clube de nossa cidade. Este clube, como todos daquela época, era freqüentado apenas por jovens da alta sociedade. Festas como Baile das Moças, Quinze de Agosto, Términos de Cursos, e outras foram exemplos de belos eventos que passaram a ser tradicionais no calendário da cidade. Nos anos cinqüenta os jovens também se divertiam nas chamadas retretas. Estas eram realizadas na praça matriz e eram animadas pela banda de música do Maestro Celso. A Banda tocava no centro da praça. Nesse tempo ela era cercada por balaústres. Essas retretas também só eram freqüentadas por jovens pertencentes a sociedade . O Lar da Juventude , como o próprio nome já diz, foi local de muitas tertulhas. Esta nomenclatura era dada às festas organizadas pelos jovens das décadas de sessenta e de setenta. As tertulhas embalaram corações e serviram de cenário para muitos romances. Durante todos esses anos o Reriutaba Clube ainda sediava muitas festas. Muitas regras já haviam sido quebradas, isto é, outras pessoas passaram a ter acesso as dependências do clube. Infelizmente por pouco tempo. Nos anos oitenta este local começa apresentar os primeiros sinais de seu declínio. Na gíria de hoje, um point muito badalado naqueles anos era a boate do Françuar. Uma danceteria muito freqüentada. Nos anos noventa Reriutaba ganhou um novo clube, o Happy Dance Clube. Muitas bandas e artistas renomados já se apresentaram por lá. Em dois mil e sete, o famoso Pe Antonio Maria passou por lá.
Atualmente as animações também ficam por conta dos chamados agitos ou bailes funk.A quem chame de pancadão. Estes eventos acontecem no Gem's Parc ou na quadra do RM. São festas de sons eletrônicos, que ficam por conta dos Dj's,uma nova profissão de alguns jovens reriutabenses. De tempos em tempos elas podem até mudar de nome: retretas, serestas, tertulhas, bailes, agitos, panacadões ... Os locais até podem mudar. Agora o hábito de nossos jovens em tranformar tudo em festa atravessa gerações.

Nenhum comentário: