sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

DO POSTO TELEFÔNICO AO CELULAR ...


Hoje podemos encontrar qualquer um em Reriutaba ,basta ter um aparelho celular .Essa novidade chegou no ano passado . Sabemos que nem sempre foi essa facilidade para se falar por telefone no nosso município . Meu pai , Gilson Rego Magalhães , contou-me que o primeiro posto telefônico existente na cidade funcionava residência do vovô Alderico . Segundo meu pai , o local foi escolhido porque meu avô possuia mão-de-obra ,meu pai e meus tios . Todos ajudavam para o bom andamento da responsabilidade a que foram incumbidos . Era aproximadamente década de 70 . O sistema funcionava da seguinte forma : no posto ,tinha uma mesa com dez canais telefônicos ,pois ,com essa quantidade de linhas ,que começou este meio de comunicação , antes tão desconhecido na nossa terra . Meu pai diz que as pessoas só podiam fazer ligações locais e estas tinham que passar primeiro pelo intermédio do posto . As ligações só eram completadas ,após ouvir a frase que ele e meus tios muito pronunciaram : "Central telefônica de Reriutaba ,bom dia !!!" Os telefones eram numerados por três dígitos e alguns deles ,meu pai tem até hoje na memória . O número da Prefeitura era 100 , o do Reriutaba Clube era 105 , o da Maternidade era 107 ... Araras e Amanaiara eram os distritos que possuíam um telefone cada . Aos poucos ,a quantidade de casas com linhas ,foi aumentando em toda a cidade . Meu pai conta que o posto chegou a trabalhar com cinquenta linhas residênciais . Algum tempo depois ,a central dos telefones mudou de lugar e de responsabilidade . Mudou para um prédio comercial e a prefeitura contratou telefonistas . Uma grande mudança no sistema de telecomunicação de Reriutaba ,foi dada na administração de José Aguiar Filho (1988-1992) . As telefonistas perderam suas funções ,pois as ligações não precisavam mais de seu intermédio . Foi implantado o sistema DDD - Discagem Direta à Distância . Aumentou o número de dígitos e mais ainda o número de linhas . Da década de 70 para cá , tudo melhorou ...Existe telefones púlblicos em quase toda esquina . Faltava só o celular para completar o ciclo da evolução telefônica . No ano passado , Osvaldo Lemos implantou essa tecnologia . Atualmente pode-se ligar de Reriutaba para qualquer lugar do mundo .

Um comentário:

Anônimo disse...

Del , Parabéns!!!
Sou sua fã de carteirinha, vc sempre criando, para informar cada vez mais nossos conterrâneos, vc é um gênio, desde as nossas apresentações no seu circo... kkkk
Beijos
Ligianne Lemos
Lili